Saiba como deixar a decoração do seu quarto ainda mais aconchegante
Na hora de reformar ou decorar um quarto do zero, um dos seus objetivos deve ser a criação de um espaço mais aconchegante para aproveitar os seus momentos de descanso. No quesito conforto, seu colchão têm um papel fundamental nisso, mas ele sozinho não proporciona a sensação de acolhimento que as cabeceiras são capazes.
Confira algumas vantagens de ter uma cabeceira no quarto:
• Impede o contato do travesseiro com a parede, diminuindo o frio;
• Evita que a pintura da parede seja danificada;
• Proporciona mais conforto ao encostar para ver TV ou ler um livro;
• Alguns modelos podem ser multifuncionais e possuir prateleiras, otimizando espaço;
• Complementa e valoriza a decoração.
1. Estilo do ambiente
Pensar no estilo que você quer para o ambiente é essencial para que a cabeceira escolhida esteja de acordo e não seja um elemento deslocado na decoração.
• Estilo Moderno ou industrial: as cabeceiras mais retas, sem tantos detalhes são uma boa alternativa para este estilo.
• Estilo Romântico e Clássico: aposte nas cabeceiras estofadas, com cantos arredondados ou com detalhes cravados na marcenaria. Cabeceiras de ferro em tons mais claros também são uma opção.
• Estilo boho ou rústico: opte por modelos de cabeceira que remetem à madeira natural, em um tom que seja semelhante ao resto dos móveis do quarto.
O estilo também definirá qual a cor ideal para a cabeceira e, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, combinar cores é mais fácil do que você imagina. Comece listando as principais cores do estilo de decoração que você quer para o ambiente, identifique cores da parede e também as cores dos outros móveis do quarto. Assim, você consegue ter mais clareza de qual cor e tonalidade faz mais sentido com a decoração que você imagina.
2. Tamanho da cama e do quarto
Além de saber exatamente o estilo de decoração que deseja para o quarto, na hora de escolher sua nova cabeceira tenha em mãos o tamanho exato da sua cama e do cômodo.
Para que a cabeceira harmonize bem com o tamanho do colchão, o ideal é que ela tenha alguns centímetros de sobra em cada uma das laterais. Se o quarto for estreito, o ideal é que a cabeceira cubra toda a largura da parede, pois assim você terá uma maior sensação de amplitude no ambiente.
3. Qual o melhor tipo de cabeceira?
Ao começar a procurar por modelos de cabeceira, você vai notar que existem três principais tipos de cabeceira: suspensa, com mesa de cabeceira e com pés. O tipo perfeito vai variar de acordo com o tamanho do seu quarto, gosto individual e também a qualidade da parede na qual a cabeceira ficará. Entenda um pouco mais sobre cada um deles:
• Cabeceira Suspensa: Ideal para ambientes com espaço limitado e paredes que não possuem umidade ou infiltrações;
• Cabeceira com pés: pode ser uma substituta para a cabeceira suspensa. Ocupa alguns centímetros a mais, mas evita que o colchão e box entrem em contato com a parede.
• Cabeceira com mesas: para quem tem bastante espaço, essa pode ser uma solução econômica e multifuncional.
4. Acabamento e material da cabeceira
O acabamento e o material utilizado na produção da cabeceira interfere diretamente no nível de conforto que você terá no resultado da decoração.
Cabeceiras produzidas em MDF ou MDP, madeira maciça, aço e tecidos sintéticos tendem a ser mais gelados ao toque, mas muito práticos na hora da limpeza, enquanto cabeceiras revestidas por suede são um pouco mais complexas de limpar e acumulam mais poeira, mas são mais quentinhas.
A sua escolha vai depender do nível de conforto que deseja e o quanto tempo pode se dedicar à rotina de limpeza do quarto.
5. Não encontrou a cabeceira que você imaginou? Saiba como fazer a sua:
Apesar da infinidade de opções de cabeceiras disponíveis no mercado, pode ser que a cabeceira perfeita seja criada por você! Se você gosta de projetos de faça você mesmo -o queridinho D.I.Y-, separamos duas opções fáceis de se fazer em casa:
Cabeceira estofada D.I.Y
Aposte em placas estofadas para criar a cabeceira ideal para seu quarto, do tamanho que você desejar. Elas são autocolantes e, para sua instalação, basta higienizar a parede e se certificar de que as placas estão do jeitinho que você imaginou.
Cabeceira de madeira D.I.Y.
As cabeceiras de madeira podem ser criadas a partir de pallets cortados e fixados na parede. Exigem um pouco mais de tempo e materiais como pregos, parafusos, buchas de fixação, além de ferramentas também, mas o resultado fica incrível!
Fonte: https://www.madeiramadeira.com.br/