Previous
Next
Previous
Next
Previous
Next

Conteúdo do Blog

Cortinas para sala: saiba como escolher com dicas práticas

Experimente deixar uma sala sem cortina para ver a falta que ela faz. As cortinas são indispensáveis em uma sala de esta. Elas trazem conforto visual, acolhimento e aconchego, sem contar que deixam o ambiente mais bonito, protegem o cômodo da luminosidade excessiva e garantem a privacidade dos moradores. Saiba mais sobre as cortinas para sala:

Já deu para perceber quantos benefícios as cortinas oferecem, não é mesmo?. Mas não pense que basta simplesmente pegar um pedaço de pano qualquer e pendurá-lo na parede. Para que a cortina tenha o efeito desejado é importante se atentar para alguns detalhes. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Fizemos um check-list de tudo o que você precisa observar antes de comprar (ou fazer) a sua cortina. Confira:

Dicas para escolher a cortina para sala certa

Medidas da cortina

O primeiro passo antes de definir como será a cortina da sua sala é tirar as medidas da parede. Comece medindo a altura e a largura do local onde a cortina será colocada. A regra geral é optar por cortinas longas que vão do chão até o teto, esse tipo de cortina deixa a sala mais elegante e amplia o pé direito da casa. Deixe as cortinas curtas somente e apenas se houver algum móvel abaixo da janela que impeça o uso de um modelo longo.

Via de regra, a cortina é instalada junto ao teto até esbarrar no chão. Se preferir deixar a barra mais comprida, é possível também, mas nesse caso o comprimento não deve se estender mais do que cinco centímetros do chão.

Já em relação a largura, o ideal é deixar uma sobra de 20 centímetros para cada lado a fim de garantir o bloqueio adequado da luz.

Funcionalidade da cortina

Depois de tirar as medidas da parede passe para o próximo passo que é analisar a funcionalidade da cortina. Ou seja, verifique qual será a principal função da peça: bloquear a luz, trazer privacidade ou apenas decorativa. Você irá precisar adequar a cortina para cada uma dessas funções.

Cores

As cores preferidas para as cortinas são as claras e neutras, como o branco, bege, rosé ou os tons de Off White. Isso porque elas não sobrecarregam visualmente o ambiente e podem ser facilmente combinadas com diferentes estilos de decoração. No entanto, se a intenção é bloquear a passagem de luz, opte por tecidos mais escuros.

Já as cortinas coloridas ou estampadas devem ser usadas com moderação para não sobrecarregar o ambiente.

Tecido

O tecido mais usado para cortinas de sala é o voil, por ser um tecido leve, fluido e com um ótimo caimento. Além do voil é possível usar também linho, algodão e seda. Caso deseje um bloqueio maior da luminosidade use um tecido mais grosso e encorpado, como a sarja e o veludo, por exemplo.

Você também pode optar por uma cortina com camada dupla ou tripla, dependendo da necessidade e do estilo que pretende dar ao ambiente.

Tipos e modelos de cortina

Os acabamentos de cortina são outra dúvida comum. Basicamente você pode optar por dois tipos de cortina: trilho ou varão. Para as cortinas de trilho os acabamentos possíveis de serem feitos são a prega americana, prega macho, prega fêmea e painel. Já nos modelos com varão, os acabamentos costumam ficar entre as argolas, ilhoses e passantes de tecido.

Você ainda pode escolher entre usar ou não um cortineiro, geralmente de gesso. Nesse caso, os acabamentos ficam escondidos.

Outra opção são as persianas. Esse tipo de cortina traz um ar mais despojado e moderno para o ambiente e podem ser usadas sozinhas ou combinadas com as tradicionais cortinas de pano.

Fonte: https://www.decorfacil.com/

Gostou? Compartilhe

Veja Mais